IDEPI – Instituto de Diagnósticos Especializados Por Imagem

Ecocardiografia Pediátrica

Ecocardiografia PediátricaEcocardiografia Pediátrica

Registros da estrutura e do funcionamento cardíacos

A Ecocardiografia Pediátrica, ou Ecocardiograma Pediátrico, é um exame detalhado do coração de crianças e adolescentes e dos vasos que se comunicam com o coração. É realizado por um cardiologista para avaliação anatômica e funcional de doenças cardíacas, acompanhamento das cardiopatias congênitas e adquiridas.

A ecocardiografia também é uma avaliação importante nos casos de Síndrome de Down, pois cerca de metade dos bebês com esta síndrome tem alguma malformação cardíaca.

Vantagens da Ecocardiografia Pediátrica

É um exame não invasivo fundamental na abordagem diagnóstica dos pacientes com cardiopatia congênita, seja ele recém-nascido, crianças ou adolescentes, fornecendo informações da anatomia cardíaca e da função cardíaca com precisão.

Nos dias atuais, a grande maioria das crianças que nascem com cardiopatias, e que necessitam de algum procedimento cirúrgico, é operada apenas com uma boa avaliação Ecocardiográfica, ficando reservado o cateterismo cardíaco para casos complexos, pré e pós-operatório de algumas patologias e tratamento.

Quando é indicado

É recomendado para pacientes que tem um histórico de malformações cardíacas, problemas de saúde que aumentam a chance de ter algum problema cardíaco ou que tiveram uma medida de translucência nucal aumentada com 20 semanas.

Contraindicação

Não existe contraindicação para este exame.

Preparo

Para um diagnóstico preciso, por vezes se faz necessário a sedação da criança para que possamos obter imagens confiáveis e de boa qualidade. A sedação é superficial, com duração de alguns minutos, suficientes para um bom diagnóstico – e a criança é liberada após acordar por completo. A sedação normalmente é feita com um medicamento chamado Hidrato de Cloral, em doses baixas, e os riscos de complicações são mínimos. A possibilidade de sedação nem sempre é possível, como quando as crianças apresentam algumas doenças vigentes.

As crianças menores, geralmente aquelas de 1 a 3 anos, necessitam estar em jejum de 4 horas para serem sedadas, se necessário, para realização do exame. Mesmo nos pacientes mais agitados, fazemos uma tentativa do exame sem sedação.

Tempo de duração

O exame é relativamente rápido, com uma análise completa em menos de 15 minutos. Pode levar mais tempo em casos de detalhamento de algumas doenças mais complexas.

Como é realizado

O exame começa com a colocação de uma sonda na região abaixo da costela e sobre o estômago, sendo necessária uma leve compressão.

Agende seu exame

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades