IDEPI – Instituto de Diagnósticos Especializados Por Imagem

Mamografia Digital

Mamografia DigitalMamografia DigitalBaixa Radiação

Tecnologia pró confiabilidade e precisão

Os sistemas digitais têm apresentando sensibilidade superior quando comparados à mamografia convencional analógica, notadamente, em pacientes jovens (abaixo de 50 anos), pré ou peri-menopausadas, e em pacientes com mamas densas ou extremamente densas.

O IDEPI utiliza a mais nova tecnologia em Mamografia Digital – o Sistema de Radiografia Computadorizada – CR – Kodak DirectView 850.

Para maior conforto e segurança, os exames são realizados por técnicas em radiologia especialmente treinadas em mamografia. Os laudos são sistematicamente processados e revisados (segunda leitura) por médicos especialistas na área de diagnóstico por imagem habilitados pelo Colégio Brasileiro de Radiologia – CBR e Sociedade Brasileira de Mastologia – SBM.

Vantagens da Mamografia Digital

Apresenta sensibilidade muito superior quando comparada à mamografia convencional analógica, notadamente, em pacientes jovens (abaixo de 50 anos), pré ou peri-menopausadas e em pacientes com mamas densas ou extremamente densas.

Além da evolução tecnológica e da maior confiabilidade, o sistema digital não é poluente, pois no processo de aquisição das imagens não utiliza elementos químicos contendo nitrato de prata, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente.

Quando é indicado

A mamografia digital é indicada geralmente para todas as mulheres acima de 40 anos, como exame de rotina. Ele tem a função de verificar se existe algum nódulo maligno que possa indicar câncer de mama.

A Mamografia Digital é indicada para:

  • Identificar lesões benignas na mama;
  • Despistar a existência de câncer da mama;
  • Avaliar o tamanho e tipo de nódulos da mama.

Contraindicação

Não é indicada a realização de uma mamografia antes dos 35 anos de idade porque as mamas ainda estão muito densas e firmes. Assim, provoca muita dor, além do raio-x não conseguir penetrar de forma satisfatória no tecido mamário, não podendo evidenciar de forma confiável se existe algum cisto ou nódulo na mama.

Quando existe suspeita de um nódulo benigno ou maligno na mama antes dos 35 anos, o médico deve pedir uma ultrassonografia, que será mais confortável, e também poderá evidenciar quando um nódulo é maligno e se trata de um câncer de mama.

Preparo

Não existe preparo específico para este exame, porém a paciente deve evitar cremes em excesso nas mamas, ou nas axilas. Evitar períodos também em que as mamas estão mais sensíveis.

Tempo de duração

A Mamografia Digital tem duração média entre 5 a 10 minutos.

Como é realizado

Assim como na Mamografia tradicional, na Mamografia Digital a mulher será orientada pelo responsável a posicionar a mama no aparelho específico, que fará uma ligeira pressão, podendo provocar algum desconforto ou dor. No entanto, esta dor não provoca qualquer problema. A pressão é necessária para visualizar corretamente todo o interior da mama.

Agende seu exame

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades