IDEPI – Instituto de Diagnósticos Especializados Por Imagem

Transvaginal 1º Trimestre

Transvaginal 1º TrimestreTransvaginal 1º Trimestre

Emoção com o primeiro sinal do seu bebê

Este exame é uma das primeiras vezes em que a gestante terá a percepção visual de seu feto. Detecta os primeiros indícios de gravidez, mostrando o saco gestacional depois de uma semana ou dez dias do atraso da menstruação. É difícil segurar a emoção quando a mulher visualiza o primeiro sinal do seu bebê.

Apesar de existir às vezes receio da paciente, este exame é muito simples e de vital importância para a saúde do órgão reprodutor feminino. Por meio dele, o médico consegue confirmar e acompanhar a gravidez (pré-natal), além de detectar miomas, endometriose, cistos no ovário e câncer. Além disso, auxilia nos tratamentos de reprodução assistida.

Vantagens do Exame Transvaginal 1º Trimestre

É um exame de imagem que, por meio do equipamento de ultrassom, permite a investigação do aparelho reprodutor da mulher, visualizando o útero, ovários e trompas. Tem como objetivo verificar se a gestação está dentro do útero, determinar o número de fetos e, principalmente, a evolução inicial da gravidez.

Quando é indicado

Geralmente entre 6 e 10 semanas de gestação. Também é indicado para as pacientes com queixa de dor ou sangramento vaginal, a qualquer momento, e não prejudica a evolução da gravidez.

Contraindicação

Não existe contraindicação para este exame.

Preparo

Não é necessária nenhuma preparação para a realização dessa ultrassonografia. É recomendado que a mulher esvazie a bexiga antes do exame.

Tempo de duração

O exame tende a durar entre 30 a 60 minutos.

Como é realizado

Para a realização desse ultrassom, o médico introduz uma sonda, coberta com um preservativo e com gel lubrificante na vagina. As imagens são enviadas, via computador, para uma tela. Hoje, esses exames estão muito modernos, com alta qualidade de imagem e resolução.

Agende seu exame

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades