IDEPI – Instituto de Diagnósticos Especializados Por Imagem

Controle de Ovulação

Controle de OvulaçãoControle de Ovulação

Acompanhamento das alterações ovarianas e uterinas.

Com o Controle de Ovulação é possível acompanhar o crescimento dos folículos, até que um ou mais eclodam (rompam), liberando o óvulo. Nesse acompanhamento, o médico consegue indicar os dias mais propícios para fecundação natural. O Controle de Ovulação também é conhecido por Ultrassom Seriada.

Vantagens do Controle de Ovulação

Em um ciclo de 28 a 30 dias, entre o 10º e 12º dia, deve haver folículo dominante, ou seja, com mais de 10mm. Os folículos crescem em média 2mm por dia. O endométrio aumenta 1 a 2mm/dia e sua espessura ideal no dia da ovulação situa-se entre 7 e 15mm para que ocorra a nidação (fixação do óvulo fecundado no útero).

Os folículos rompem a partir de 18mm, porém, com uso de indutores, a tendência é que isso ocorra quando estiverem com uma dimensão maior. Nem todos os folículos produzem óvulo e geralmente apenas um rompe e os demais regridem ou são eliminados.

Quando o folículo rompe há a formação do corpo lúteo – “cicatriz” no ovário – o qual surge logo após a ovulação permanecendo até a próxima menstruação, ou a formação da placenta, entre 12 e 13 semanas de gestação. Ele produz a progesterona, o principal hormônio mantenedor da gravidez.

Quando é indicado

Exame indicado para quem toma indutor, faz tratamentos de fertilidade como coito programado, ou mesmo para quem quer aumentar as chances de gestação. A ultrassonografia para controle de ovulação está indicada principalmente para as pacientes que utilizam medicamentos para estimular ovulação, ou mesmo para aumentar as chances de gestação em ciclos sem indutores.

Contraindicação

Não há contraindicação.

Preparo

Não é necessário preparo. A bexiga deve estar vazia.

Tempo de duração

O procedimento dura em média 15 minutos.

Como é realizado

A ultrassom Seriada é feita através do mesmo exame de ultrassom convencional que estamos habituadas fazer, pode ser pélvica ou transvaginal. A diferença no Controle de Ovulação é que a ultrassom é feita em dias seguidos, por isso o nome Seriada.

Agende seu exame

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades