DentaScan
Tomografia do Maxilar e Mandíbula com alta precisão
O DentaScan é uma tomografia computadorizada especializada da mandíbula, ou maxilar. Na maioria das vezes é utilizada para planejar a instalação do implante dentário. O DentaScan auxilia o cirurgião dentista a avaliar as dimensões dos ossos (altura e espessura), assim como a qualidade dos mesmos, para os melhores resultados da colocação do implante dentário.
O DentaScan também pode ser usado para estudar patologias buco maxilares quando as radiografias dentárias e raios-X panorâmicos não fornecem as informações necessárias.
Vantagens do DentaScan
Este exame gera imagens em 3D de alta tecnologia, possibilitando a avaliação do maxilar e da mandíbula mais detalhadas, com minúcias milimétricas, demonstrando relações anatômicas complexas. Possibilita ao cirurgião dentista a análise, sem sombra de dúvidas, dos melhores locais para fazer um implante.
Modalidades do exame
- Análise de Maxilar
- Análise de Mandíbula
Quando é indicado
Em casos de necessidades de implantes dentários, bem como no diagnóstico de patologias buco maxilares. Indicado para obter informações mais precisas e detalhadas.
Contraindicação
Em pacientes que fazem a utilização de aparelho ortodôntico, ou implantes dentários metálicos, podem haver interferências nas imagens. Porém, caso haja necessidade de ser realizado nestes pacientes, tomamos os cuidados necessários para o melhor diagnóstico possível.
Assim como qualquer outro exame que utiliza radiação ionizante, é contraindicado para gestantes.
Preparo
Não existe preparo específico para este exame.
Tempo de duração
O tempo de execução do exame pode variar entre 15 a 30 minutos, dependendo do caso.
Como é realizado
Utiliza-se o mesmo procedimento de uma Tomografia Computadorizada de outras regiões do corpo. O paciente fica deitado e o tomógrafo foca sua atuação nas áreas necessárias para o pleno diagnóstico.