IDEPI – Instituto de Diagnósticos Especializados Por Imagem

Ecocardiografia Fetal

Desenvolvimento, função e anatomia do coração do feto

A Ecocardiografia Fetal é um exame detalhado do coração do feto e dos vasos que se comunicam com ele. É realizado por um cardiologista, geralmente após 20 semanas de gestação. O diagnóstico de malformação cardíaca, ainda na vida intra-uterina, colabora para o atendimento do recém-nato, permitindo o planejamento antecipado da cirurgia corretiva.

A ecocardiografia também é uma avaliação importante nos casos de bebês com Síndrome de Down, pois cerca de metade dos bebês com esta síndrome tem alguma malformação cardíaca.

Vantagens da Ecocardiografia Fetal

É um exame indolor importante para detectar se há alguma doença congênita que, se descoberta precocemente e necessitar de intervenção cirúrgica após o parto, fará com que o médico recomende um hospital com infraestrutura necessária ao atendimento imediato do bebê após o nascimento. Ou, quando necessário, tratar ainda no útero certas doenças cardíacas fetais, como a arritmia. Este exame diagnostica e acompanha a resposta do feto ao tratamento, sendo ferramenta importantíssima no pré-natal das gestantes.

O médico poderá dizer ao término do exame se está tudo bem, mas, às vezes, pode querer rever o exame que foi gravado para analisar melhor os detalhes – e só depois divulgar o resultado.

Quando é indicado

É recomendado para gestantes que têm algum risco para a má-formação do coração do feto. Acompanhamento do coração do feto durante a gravidez. Este tipo de avaliação é recomendado para pacientes que tem um histórico de malformações cardíacas, problemas de saúde que aumentam a chance de o feto ter algum problema cardíaco ou que tiveram uma medida de translucência nucal aumentada com 20 semanas. Em casos especiais, como diabete materno, gestação com idade materna avançada, gestação de risco, nos casos e infecções, pode oferecer grande vantagem no sentido de afastar a maioria das malformações cardíacas congênitas.

Contraindicação

Não existe contraindicação para este exame.

Preparo

Não existe preparo específico para este exame.

Tempo de duração

O exame ecofetal dura cerca de 30 minutos, mas esse tempo pode ser menor caso o médico consiga verificar os dados de que precisa rapidamente ou mesmo maior se houver dificuldade na visualização das imagens.

Como é realizado

O médico colocará um gel na barriga da mamãe e, através de um aparelho, gerar imagens do bebê dentro do útero.

Agende seu exame

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades