IDEPI – Instituto de Diagnósticos Especializados Por Imagem

Ultrassonografia 3D/4D

Ultrassonografia 3D/4DUltrassonografia 3D/4D

Imagens convencionais convertidas em tridimensionais

Esta tecnologia permite obter imagens tridimensionais do feto e, eventualmente, com a ultrassonografia 3D/4D, pode-se observar até as suas expressões faciais.

A qualidade da imagem dependerá de alguns fatores importantes, como a posição fetal e a idade gestacional. A imagem do rosto do feto é melhor obtida por volta da 26ª semana de gestação. É ainda melhor quando há uma boa quantidade de líquido amniótico, especialmente adiante da face e livre de qualquer obstáculo (cordão ou membros).

Portanto, pode-se observar com até 34 semanas ou mais, sendo a posição fetal, o volume de líquido e a quantidade de tecido materno que o som tem que atravessar, os fatores capazes de interferir na qualidade da imagem. Se as condições forem ótimas, é possível conseguir as imagens em pouco tempo.

Vantagens da Ultrassonografia 3D/4D

Esta tecnologia permite obter imagens tridimensionais do feto e, eventualmente, com a ultra-sonografia 4D, pode-se observar até as suas expressões faciais.

Quando é indicado

A ultrassonografia 3D/4D é indicada para mulheres preferencialmente por volta da 26ª semana de gestação.

Contraindicação

Não existe contraindicação para este exame.

Preparo

Nenhum preparo especial é necessário para a realização deste exame.

Tempo de duração

A duração deste exame depende muito da qualidade das imagens obtidas, e pode variar entre 20 a 40 minutos.

Como é realizado

A forma como o exame é realizado não difere muito da ultrassonografia comum. A grande diferença está no pós-processamento de imagens, realizado pelo aparelho de ultrassonografia. Vários cortes bidimensionais são obtidos por um sensor apropriado e o aparelho de ultrassonografia faz a reconstrução destes cortes para gerar a imagem em 3D/4D.

Agende seu exame

Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades